O que é Moda Consciente ?

Ser mais consciente em relação aos processos de toda a cadeia de produção de uma peça. Este conceito se relaciona com a sustentabilidade de diversas maneiras, desde a relação com o meio ambiente (quantidade de água necessária para produzir cada unidade, utilização de defensivos no plantio da matéria-prima, descarte e uso de materiais poluentes, etc); passando pelas áreas sociais e econômicas, como as relações entre indústria e trabalhadores (remuneração e condições de trabalho); distribuição e o impacto gerado por essa logística (impacto gerado pelo transporte, embalagem), até o descarte das peças. 

Nossas ações

A partir de questões do nosso cotidiano de produção de indumentária, percebemos vários entrelaçamentos entre o figurino e questões pertinentes à criação, mercado e consumo de moda. Esta perspectiva nos fez procurar iniciativas e ações que pudessem transformar a relação que temos com as peças de vestuário que escolhemos comprar e vestir, para então ampliar este pensamento ao maior número de pessoas possível. 

Dessa maneira, uma das nossas áreas de atuação é a moda consciente: participamos de eventos e cursos sobre o assunto, realizamos um bazar itinerante com nosso acervo e também incluímos a discussão sobre moda, identidade e sustentabilidade em nossos cursos. Nossa intenção é também estabelecer parcerias para organização de feiras de troca e encontros práticos sobre manutenção e ajustes de peças.



Iniciativas que apoiamos